BLOG

music blog

VERDIEPEN

JOUW KENNIS

Notação de Música para Guitarra - em busca de melodias "escondidas" em música polifónica



⭐ Acede à versão Premium do vídeo para uma melhor compreensão deste tópico:

https://www.uniguitar.com/post/premium-notacao-musica-guitarra-melodias-escondidas-polifonia


No decorrer da aprendizagem de música nova, muitas vezes pensamos que toda a informação está diante dos nossos olhos, mas nem sempre é o caso. O sistema de notação musical fornece muitas informações sobre o que os compositores pretendem com a sua música, mas tem as suas próprias limitações.


Neste vídeo, discuto brevemente sobre ver para além do que está escrito nas partituras e como isso se aplica à notação musical para guitarra.


Se usarmos uma invenção de Bach como exemplo, definir as vozes musicais não poderia ser mais fácil. A mão direita toca uma voz e a mão esquerda a outra. Quando tocamos a mesma peça musical na guitarra, isto já não se aplica, o que nos pode levar a ignorar as vozes de uma peça.


A música para guitarra é maioritariamente escrita numa pauta. Todas as vozes estão escritas entre 5 linhas e isso cria desafios não apenas para compositores e copistas, mas também para músicos. Como podes ver no vídeo, algumas das melodias estão contidas na parte do acompanhamento (e aqui digo "escondidas", pois não podemos vê-las de forma imediata).


Uma boa maneira de evitar que essas melodias "ocultas" nos passem ao lado é reescrever a música usando pautas separadas para cada voz. Depois disso, podemos decidir quais das vozes são mais importantes / relevantes em determinado momento.

UniGuitar is een onafhankelijke online bron voor klassieke gitaar. Als je in zijn missie gelooft en je zou dit project graag zien groeien, voel je dan vrij om deze initiatiefnemer te steunen door een UG Patron te worden of door een donatie . We zouden je enorm dankbaar zijn.

Lees meer informatie over onze algemene voorwaarden en ons privacybeleid.

info@uniguitar.com

© 2021 UniGuitar. All rights reserved.